Logo responsivo
  • Logo TRT7 - Site principal
  • Instagram
  • Youtube
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Garantia de água potável e de saneamento básico é o ODS nº 6 da ONU

A Justiça do Trabalho do Ceará prossegue no engajamento na divulgação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que engloba 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Garantir disponibilidade e manejo de água em boas condições, além de promover saneamento básico, são questões que fazem parte do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 6. Consta como objetivo desse ODS chegar ao acesso universal e equitativo da água potável para todos.

De acordo com o site oficial da Agenda 2030 da ONU, o acesso à água e ao saneamento importa para todos os aspectos da dignidade humana: da segurança alimentar e energética à saúde humana e ambiental. Nesse contexto, observa-se que a escassez de água afeta mais de 40% da população mundial, número que deverá subir ainda mais como resultado da mudança do clima e da gestão inadequada dos recursos naturais.

Assista ao vídeo sobre o ODS 6 da Agenda 2030 da ONU:

Metas do ODS 6

6.1 Até 2030, alcançar o acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos.

6.2 Até 2030, alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade.

6.3 Até 2030, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente.

6.4 Até 2030, aumentar substancialmente a eficiência do uso da água em todos os setores e assegurar retiradas sustentáveis e o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez de água, e reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez de água.

6.5 Até 2030, implementar a gestão integrada dos recursos hídricos em todos os níveis, inclusive via cooperação transfronteiriça, conforme apropriado.

6.6 Até 2030, proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos.

6.a - Até 2030, ampliar a cooperação internacional e o apoio à capacitação para os países em desenvolvimento em atividades e programas relacionados à água e saneamento, incluindo a coleta de água, a dessalinização, a eficiência no uso da água, o tratamento de efluentes, a reciclagem e as tecnologias de reuso.

6.b - Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento.

Ações do TRT/CE relacionadas ao ODS 6

Em consonância com o plano global da ONU, o TRT/CE desempenha esforços internos que buscam garantir a efetividade do ODS nº 6, procurando promover o acesso amplo à água potável e a um saneamento básico de qualidade.

Entre os setores do Tribunal que se esforçam em tomar medidas para o êxito do objetivo, destaca-se o Núcleo de Responsabilidade Socioambiental (Ecosétima). “O uso correto e consciente de água no cotidiano é muito importante. Nós, cearenses, temos obrigação de agir com responsabilidade, principalmente porque temos histórico de secas no nosso estado”, afirma Silvana Teixeira, gestora da Ecosétima.

Segundo o Relatório de Desempenho do Plano de Logística Sustentável (PLS) do TRT/CE do ano de 2020, houve redução de 55,78% no volume de água consumido nos prédios do Tribunal. Além disso, o consumo de garrafões de água mineral caiu 61,49%.