logotipo responsivo  da Justiça do Trabalho
  • Logo TRT7 - Site principal
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT-CE participa de homenagem às empresas que se destacam no combate ao trabalho infantil

plenário da Câmara repleto de pessoas, maioria jovens fardados, posam para foto, há um telão atrás e um jesus crucificado
Sessão foi acompanhada por diversos jovens aprendizes

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na segunda-feira (24/6), Sessão Solene para prestar homenagem a empresas que se destacam na Capital pelo combate ao trabalho infantil, através da inclusão do jovem aprendiz em seus quadros funcionais. A homenagem foi de iniciativa dos vereadores Iraguassú Filho e Adriana Nossa Cara e foi aprovada por unanimidade pela Casa. O gestor regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-CE, juiz Célio Timbó, participou do evento representando a Justiça do Trabalho.

homem de paletó e gravata fala ao microfone com um dedo levantado
Célio Timbó é um dos gestores regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil do TRT-CE

Em sua fala, o magistrado afirmou que muitas vezes o primeiro emprego das pessoas é precário, onde não são garantidos todos os direitos previstos na Constituição. “As empresas que estão aqui hoje promovem para os jovens um primeiro emprego não precário, por meio do qual eles são acolhidos e não vão sofrer o que a maioria das pessoas sofre, como a falta de direitos trabalhistas, e ter um espaço adequado para desenvolverem suas potencialidades”, destacou.

O vereador Iraguassú Filho destacou que a iniciativa se soma às ações realizadas em virtude do Dia de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho. “Uma sessão tão especial, relevante e necessária para que façamos não só uma homenagem, mas tenhamos uma reflexão do papel de todos os atores envolvidos nesse processo de aprendizagem na cidade, que faz alusão ao dia 12 de junho, um dia simbólico na luta e combate ao trabalho infantil”, apontou.

Adriana Nossa Cara disse que foi através do programa Primeiro Emprego que teve a primeira experiência de trabalho e que isso lhe abriu as portas no mercado e para a vida. A parlamentar também destacou a importância de se avançar nessa política.

“A gente sabe que uma oportunidade pode alterar a nossa vida como um todo. Poder sonhar, construir, ter novos caminhos e perspectivas, então aproveitem essas oportunidades. Concluo minha fala saudando as empresas que têm cumprido este programa que é tão fundamental. Vocês estão apoiando e transformando a realidade de jovens. Faz muito a diferença esse trabalho, e que possamos cada vez mais avançar nessa política”, disse.

Na ocasião foram homenageados com a entrega de certificado as seguintes personalidades:

  • Tulip Inn Fortaleza, representada por Emanuela Bezerra;
  • Bric Brasil Empreendimentos, representada por Vânia Jéssica;
  • Marina de Iracema Park S/A, representada Maria Rodrigues
  • Supermercado Super do Povo LTDA, representado por Rejane Maria;
  • Lia Importação e Exportação Eireli, representado por Samuel Lessa;
  • Rafael e Dantas LTDA, representada por Maria Edith;
  • Lisboa Supermercados representado por Thiago Almeida;
  • Carvalho Comercio de Alimentos Eireli, representado por Luana Targino;
  • Expresso Guanaba S/A, representado por Garcia;
  • Singular Serviços Condominiais Eireli, representado por Maria Paulino;
  • Vibra Energia, representado por Monike Nunes;
  • Associação Beneficente O Pequeno Nazareno, representada por Cintia Albuquerque.

Em nome dos homenageados falou Monike Nunes, da empresa Vibra Energia. “É um prazer e honra estar aqui recebendo essa homenagem. Parabenizo todas as empresas que entendem o quão é importante o nosso papel na sociedade, trazendo essas oportunidades para os jovens. O nosso papel não é só dar a vaga para o jovem aprendiz, a gente proporciona a convivência com outros profissionais, de entender o quão é importante o ambiente de trabalho e a gente capacita esses jovens para o mercado de trabalho. É realmente contribuir para a sociedade na formação desses jovens”, frisou.

Além do juiz Célio Timbó, compuseram a mesa da solenidade as seguintes personalidades: o secretário municipal de direitos humanos, Francisco Ibiapina; a assistente social e presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Emanuele Martins; a assistente social e coordenadora do Programa de Aprendizagem Profissional da Associação Pequeno Nazareno, Cintia Albuquerque; os jovens aprendizes Isac Viana e Isabele Cristina.

Assista abaixo à transmissão do evento:

Com informações da Assessoria de Comunicação da CMFor