logotipo responsivo  da Justiça do Trabalho
  • Logo TRT7 - Site principal
  • Instagram EJUD TRT7
  • Youtube EJUD TRT7
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Palestra Prevenção ao Suicídio promove a importância da discussão do tema

O Brasil ocupa, atualmente, o 113º lugar no ranking de suicídio. Apesar do posto, a taxa na população de 15 a 29 anos subiu de 5,1 por 100 mil habitantes em 2002 para 5,6 em 2014, um aumento de quase 10%. Os dados são do Mapa da Violência 2017, estudo publicado a partir das informações do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.
 
Ainda de acordo com esses dados, desde o ano de 1980 a taxa de suicídios subiu 60%. Por esses e outros motivos, o Setembro Amarelo, que é uma campanha mundial que ocorre em todo o mês de setembro para prevenção de suicídio, foi iniciada em 2014 no Brasil. A ideia dessa campanha é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio, e divulgação do tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.
 
Assim, a Divisão de Saúde do TRT/CE, em parceria com a Escola Judicial, preparou uma palestra com o tema Prevenção ao Suicídio. O evento aconteceu na sala de aula do EJD7 nesta quarta-feira (20), às 9h30. 
Para abrir o evento, a presidente do Tribunal, Maria José Girão, falou aos ouvintes sobre a importância da preocupação com a saúde mental. Destacando a relevância da campanha Setembro Amarelo e como ela deve percorrer o âmbito familiar e laboral, afirmou "precisamos cuidar de nós e dos nossos filhos". 
 
A palestra foi ministrado pelo  médico, professor de psiquiatria da UFC e criador do ProVida - serviço de prevenção ao suicídio do Hospital Universitário Walter Cantídio que já realizou mais de 2.200 atendimentos - Dr. Fábio Gomes de Matos e Souza. No início de sua fala, o palestrante convidou os servidores e magistrados do TRT a fazer parte da campanha Setembro Amarelo ativamente.