logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Ouvidoria do TRT-CE recebe em visita guiada a 1ª turma do curso de Direito da UECE

Alunos da 1ª turma do curso de Direito da Universidade Estadual do Ceará em visita ao TRT-CE

A Ouvidoria do TRT-CE recebeu, na manhã da quinta-feira (23/5), a 1ª turma de alunos do curso de Direito da Universidade Estadual do Ceará - UECE. O objetivo foi inaugurar um novo modelo de visita guiada das faculdades de Direito do Estado ao Tribunal Regional do Trabalho do Ceará. A parte prática da visita já existia, com os discentes conhecendo as dependências físicas da sede da Justiça do Trabalho Cearense. A inovação foi a inclusão de um momento teórico, através de perguntas e respostas dos alunos aos magistrados guias, e em seguida presenciando uma sessão de julgamento.

Veja mais fotos aqui.

Com o novo projeto, segundo o desembargador Antonio Parente, ouvidor do TRT-CE, os alunos poderão conhecer como funciona o judiciário trabalhista. “A par de saber sobre o que fazem? Do que se alimentam? Como vivem? O advogado (a), o procurador (a) do trabalho, o juiz(a), o desembargador(a), as competências e habilidades desse atores”, brincou o magistrado.

Desembargador Antonio Parente, ouvidor do TRT-CE

A manhã começou com uma explanação, em que o desembargador Parente, a juíza Naira Alencar, o procurador do trabalho Nicodemos Maia e o advogado Marcelo Feitosa explicaram alguns conceitos sobre suas respectivas profissões, ressaltando a diversidade de oportunidades que a graduação em Direito oportuniza. Em seguida, os alunos assistiram à sessão de julgamento da Terceira Turma do TRT-CE.

O coordenador do curso, professor Demétrio Saker, explicou que há apenas um ingresso anual para o curso de Direito da UECE, em único turno noturno. A turma atual é composta por 50% de alunos cotistas e uma aluna com deficiência. “Nesta oportunidade da visita, através da Ouvidoria do TRT-CE à convite do desembargador Parente, nós trouxemos os alunos para terem uma aproximação com o Poder Judiciário. Apesar de estarem cursando o 1º semestre, já iniciam uma caminhada de observação das carreiras que têm em relação às possibilidades e a oportunidade de vivenciar o trabalho dos operadores do direito”, comemorou o docente.

Professor Demétrio Saker, coordenador do curso de Direito da UECE

O aluno Vagner Caldas avaliou a visita como um importante passo para aquisição de conhecimento do Direito Trabalhista, auxiliando na escolha do caminho jurídico a ser trilhado na jornada acadêmica. “Ajuda a gente a optar pela direção que vamos percorrer, conhecendo essa hierarquia e as áreas. Ficamos um pouco acanhados de fazer algumas perguntas justamente por serem dúvidas muito simples. Mas para nós, como futuros operadores do Direito, é importante saber como orientar os obreiros em relação aos processos trabalhistas”, apreciou o estudante.

Por fim, o ouvidor do TRT-CE avaliou o aprimoramento da excursão. “O objetivo é esse, o diálogo com a sociedade, com as faculdades de Direito que frequentemente solicitam esse tipo de visita para conhecer o judiciário trabalhista, e agora com mais conteúdo”, concluiu Antonio Parente.

Demais turmas de Direitos interessadas em participar do projeto podem agendar a visita por meio dos contatos da Ouvidoria.

Aluno Vagner Caldas do curso de Direito da UECE