logotipo responsivo  da Justiça do Trabalho
  • Logo TRT7 - Site principal
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Ato em memória de vítimas de acidentes do trabalho acontece sexta (26), na Praça do Ferreira

 A Justiça do Trabalho do Ceará, por meio do Programa Trabalho Seguro (PTS), junta-se, na próxima sexta-feira (26/4), a diversas instituições para uma manhã de prestação de serviços na Praça do Ferreira, Centro de Fortaleza. Haverá atendimentos à população nas áreas de saúde, previdenciária e de segurança do trabalho. Serão oferecidos serviços de emissão de documentos, vacinação e distribuição de material educativo, além de orientação jurídica. O ato público será em alusão ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho – 28 de abril.

Getrin7

Quase três milhões de pessoas morrem a cada ano no mundo devido a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de acordo com estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Além da tragédia mundial com mortes, a OIT estima que aproximadamente 400 milhões de trabalhadores e trabalhadoras sofrem lesões no trabalho que não resultam em morte, mas deixam sequelas.

O Brasil é o quarto país com a maior taxa de mortalidade no trabalho, ficando atrás apenas da China, Índia e Indonésia. Só em 2022 (aferição mais recente), segundo a OIT, foram registrados 612 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes de trabalhadores, um aumento e 22% em relação a 2021. No Nordeste brasileiro, naquele ano, houve 66 mil acidentes de trabalho e no Ceará, 12 mil.

“São números muito altos. Então, precisamos aderir a essa campanha da prevenção: trabalhadores, empresários e a sociedade civil como um todo,” ressalta o juiz do trabalho Raimundo Dias Neto. Ele, juntamente com a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, Regina Gláucia Cavalcante, são gestores regionais do PTS. Para o magistrado, uma das soluções para o problema dos acidentes de trabalho passa por uma cultura de prevenção dentro das empresas. “É necessário haver uma cultura de treinamento e de acompanhamento diário das atividades para que se diminuam os riscos de acidentes.”

O juiz também faz um alerta sobre os prejuízos causados pelos acidentes e doenças do trabalho e suas consequências para os trabalhadores, empregadores e para o próprio Governo. “As consequências dos acidentes e das doenças do trabalho são terríveis para trabalhadores, que podem perder sua vida ou ficar com sequelas irreparáveis. Há também altos custos previdenciários, gastos para o sistema de saúde pública, além de prejuízos para o empresariado, já que normalmente esses problemas vêm para o Judiciário.”

Abril Verde

O mês foi escolhido como forma de homenagear 78 vítimas de um acidente ocorrido numa mina no estado de Virgínia, nos Estados Unidos, em 28 de abril de 1969. A iniciativa foi endossada pela OIT em 2001 e tornou-se lei no Brasil, em 2005. Na Justiça do Trabalho, o Abril Verde é promovido nacionalmente pelo Programa Trabalho Seguro, iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. No Ceará, a campanha é realizada pela gestão regional do PTS em parceria com diversas instituições públicas e privadas que compõem o Grupo de Trabalho Interinstitucional – Getrin7.

Serviço:

Ato público na Praça do Ferreira (Centro de Fortaleza).

Data: 26 de abril, das 8h às 12h.