Tarefa: Preparar Matriz de Comunicação
Os profissionais devem, neste momento, identificar todas as pessoas e organismos que influenciam ou que são influenciados pelo projeto. Essas pessoas são conhecidas pelo nome stakeholders.
Disciplinas: 2 - Grupo de processos de planejamento7 - Gerenciamento das comunicações do projeto
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Descrição Principal

      Os stakeholders podem ser identificados em grupos básicos de pessoas ou empresas:

      • Patrocinadores ou Referência: conjunto de stakeholders formado pelos diretores, supervisores da alta administração da empresa, clientes externos e internos e, pelo próprio patrocinador do projeto;
      • Participantes: é constituído pelo conjunto de pessoas que estarão participando ativamente do projeto. São exemplos destes stakeholders: o gerente do projeto, a equipe do projeto, especialistas, outras áreas da JT, consultores alocados à equipe, etc.
      • Terceiros: é o grupo de stakeholders constituído pelas pessoas e empresas que foram contratados para participar do projeto ativamente. São também participantes do projeto, mas aqui foram identificados separadamente uma vez que alguns documentos, ações e decisões não devem ser veiculados para esse grupo de stakeholders. São exemplos destes stakeholders: fornecedores, empreiteiros, desenvolvedores, etc.
      • Externos: é o grupo de stakeholders constituído pelas pessoas e organismos que se mobilizam pelo desenvolvimento ou pelos resultados do projeto, embora não tenham um relacionamento direto com o seu planejamento e a sua execução. Fazem parte deste grupo: Entidades financeiras, mídia, grupos comunitários, outras áreas da Justiça do Trabalho, etc.

      De acordo com o stakeholder, devem ser estudadas as informações, a mídia e a profundidade desejada para atendimento às suas necessidades de acompanhamento do Projeto.

      Esse estudo resulta na matriz de comunicação, com os seguintes dados:

      • Documento/Evento – O documento é algum produto que contém informação relevante ao projeto e pode ser documento técnico ou gerado no projeto ou documento gerencial. Eventos são eventos específicos de comunicação, tais como reunião de controle, reunião técnica, apresentações, workshops, etc.
      • Quem gera/organiza – É a pessoa responsável por gerar o documento ou organizar o evento.
      • Quem recebe/participa – São as pessoas que recebem o documento gerado ou que participam do evento.
      • Periodicidade – Indica a periodicidade em que o documento ou o evento será gerado. Quando for gerado uma única vez, deve ser indicado na planilha.
      Informações Adicionais