Introdução
O Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) é uma norma reconhecida para a profissão de
gerenciamento de projetos. Um padrão é um documento formal que descreve normas, métodos, processos e práticas
estabelecidas. Assim como em outras profissões como advocacia, medicina e contabilidade, o conhecimento contido nesse
padrão evoluiu a partir das boas práticas reconhecidas de profissionais de gerenciamento de projetos que contribuíram
para o seu desenvolvimento.
Objetivos do guia PMBOK
A crescente aceitação do gerenciamento de projetos indica que a aplicação de conhecimentos, processos, habilidades,
ferramentas e técnicas adequados pode ter um impacto significativo no sucesso de um projeto. O Guia PMBOK® identifica
esse subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento amplamente reconhecido como boa prática.
“Amplamente
reconhecido” significa que o conhecimento e as práticas descritas são aplicáveis à maioria dos projetos na maior parte
do tempo e que existe um consenso em relação ao seu valor e sua utilidade.
“Boa prática” significa que existe um consenso geral de que a aplicação correta dessas habilidades, ferramentas e
técnicas pode aumentar as chances de sucesso em uma ampla gama de projetos. Uma boa prática não significa que o
conhecimento descrito deva ser sempre aplicado uniformemente em todos os casos; a organização e/ou a equipe de
gerenciamento do projeto é responsável por determinar o que é apropriado para um projeto específico.
O Guia PMBOK® também fornece e promove um vocabulário comum dentro da profissão de gerenciamento de projetos para se
discutir, escrever e aplicar conceitos de gerenciamento de projetos. Esse vocabulário padrão é um elemento essencial da
profissão. O Project Management Institute (PMI) considera esta norma como uma referência básica de
gerenciamento de projetos para seus programas de desenvolvimento profissional e certificações.
Como uma referência básica, essa norma não é abrangente nem completa. Ela é mais um guia que uma metodologia. É
possível usar metodologias e ferramentas distintas para implementar a estrutura.
Além dos padrões que estabelecem diretrizes para processos, ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos, o
Código de Ética e Conduta Profissional do PMI (Project Management Institute Code of Ethics and
Professional Conduct) orienta os praticantes de gerenciamento de projetos e descreve as expectativas que os praticantes
têm de si mesmos e de outros. O mencionado código de ética e conduta é específico quanto à obrigação básica de
responsabilidade, respeito, justiça e honestidade. Ele exige que os profissionais demonstrem um compromisso com a
conduta ética e profissional. Além disso, transmite a obrigação de respeito às leis, regulamentos e políticas
organizacionais e profissionais.
Como os profissionais são provenientes de culturas e ambientes distintos, o mesmo é aplicado globalmente. Ao lidar com
as partes interessadas, os profissionais devem estar comprometidos com práticas honestas e justas e relacionamento
respeitoso.
O Código de Ética e Conduta Profissional está publicado no site do PMI (http://www.pmi.org). A aceitação do código é um requisito para a certificação
Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP®) do PMI.
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