Premissas são fatores que, para fins de planejamento, são
considerados verdadeiros, reais ou certos sem prova ou demonstração. As premissas afetam todos os aspectos do
planejamento do projeto e fazem parte da elaboração progressiva do
projeto. Freqüentemente, as equipes do
projeto identificam, documentam e validam as
premissas durante o processo de planejamento. Geralmente, as premissas envolvem um grau de
risco.
Exemplos de premissas:
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O dólar deve se manter estável entre R$ 1,80 a R$2,10 durante o
período do projeto;
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Os recursos financeiros do projeto devem ser liberados em até
março de 2007 para as aquisições.
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A WAN deve estar implementada quando da finalização do projeto de
E-Learning da Justiça do Trabalho.
Observações
importantes:
Premissa deve ser externa ao projeto ou não gerenciável pelo mesmo,
pois se for interna ao projeto deverá constar do escopo o seu tratamento. Nos exemplos acima a taxa do dólar é externa
e não gerenciável pelo projeto. Os recursos financeiros são liberados por outro setor que não o que gerencia o projeto.
Ter a WAN implementada, no exemplo acima, é responsabilidade de outro projeto conduzido por outro setor.
Premissa não é uma predecessora do projeto, isso é, não implica em
algo que tem que ser feito antes de outra durante o projeto. Se dentro do projeto uma atividade precisa de outra ou se
um produto deve preceder outro, isso não é uma premissa. Será tratado na parte de cronograma.
Premissa não é pré-requisito. O pré-requisito é um requisito de
produto(s) do projeto que devem ser especificados quando da descrição do produto.
Toda premissa gera um risco, que será tratado apropriadamente quando
forem tratados os riscos.
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