Tarefa: Elaborar e Validar Termo de Referência
A Equipe de Planejamento elabora o Projeto Básico ou o Termo de Referência (art. 13 da Res. 182)
O Termo de Referência, deverá ser assinado pela Equipe de Planejamento e submetidos ao titular da Área Demandante que, após a aprovação, deverá encaminhar à autoridade competente do órgão para deliberação sobre o prosseguimento ou não da contratação pretendida
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Descrição Principal

       A etapa de elaboração do Projeto Básico ou Termo de Referência contempla(§ 3º, do art. 18, da Res. 182):

      - definir o objeto;

      - fundamentar a contratação; 

      - especificar os detalhes técnicos do objeto;

      - definir os requisitos técnicos;

      - definir a proposta de modelos.

      - verificar controles no Processo Contratação- Fazer Checklist

      Etapas
      Definir Objeto

       Definir o objeto com a descrição sucinta, precisa, clara e suficiente do que se pretende contratar.

      Fundamentar Contratação

      Fundamentar a contratação dispondo, entre outros elementos pertinentes, sobre: 

      - a motivação da contratação;

      -os objetivos a serem alcançados por meio da contratação;os benefícios diretos e indiretos resultantes da contratação;

      -os benefícios diretos e indiretos resultantes da contratação;

      -o alinhamento entre a contratação e o Planejamento Estratégico do órgão ou de Tecnologia da Informação e Comunicação;

      -a referência aos Estudos Preliminares da STIC realizados, apontando para o documento ou processo administrativo de contratação que contém os referidos estudos;

      -a relação entre a demanda prevista e a quantidade de bens e/ou serviços a serem contratados, acompanhada dos critérios de medição utilizados, e de documentos e outros meios probatórios;

      -a análise de mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação com o levantamento das soluções disponíveis e/ou contratadas por órgãos ou entidades da Administração Pública, seus respectivos valores, bem como a definição e a justificativa da escolha da solução;

      -a natureza do objeto com a indicação dos elementos necessários para caracterizar o bem e/ou serviço a ser contratado;

      -o parcelamento ou não dos itens que compõem a Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação, desde que se mostre técnica e economicamente viável, com vistas a ampliar a competitividade sem perda de economia de escala, bem como a forma de adjudicação da contratação;

      -a forma e o critério de seleção do fornecedor com a indicação da modalidade e o tipo de licitação escolhidos, bem como os critérios de habilitação obrigatórios, os quais deverão ser estabelecidos, no mínimo, de acordo com os princípios da legalidade, razoabilidade e competitividade;

      -as informações acerca do impacto ambiental decorrente da contratação;

      -a conformidade técnica e legal do objeto com a indicação das normas técnicas e legais, caso existam, as quais a Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação deverá estar aderente;

      -as obrigações contratuais que o órgão e a empresa contratada deverão observar.

      Especificar Detalhes Técnicos
       Especificar os detalhes técnicos do objeto para gerar os resultados pretendidos com a contratação, contendo os seguintes elementos mínimos:

      - o modelo de execução e de gestão do contrato, contendo a forma como será executado e gerido desde o início até o seu encerramento, propondo a descrição:

      1) dos papéis a serem desempenhados pelos principais atores do órgão e da empresa envolvidos na contratação;

      2) da dinâmica de execução com a definição de etapas, logística de implantação, cronogramas, entre outros pertinentes;

      3) dos instrumentos formais de solicitação de fornecimento dos bens e/ou de prestação de serviços;

      4) da forma de acompanhamento do atendimento aos prazos de garantia ou aos níveis mínimos de serviços exigidos;

      5) da forma de comunicação e acompanhamento da execução do contrato entre o órgão e a empresa contratada;

      6) da forma de recebimento provisório e definitivo, bem como de avaliação da qualidade dos bens e/ou serviços entregues;

      7) da forma de pagamento dos bens e/ou serviços recebidos definitivamente;

      8) da transferência de conhecimento de modo a minimizar a dependência técnica com a empresa contratada, incluindo os casos de interrupção, transição e encerramento do contrato;

      9) dos direitos de propriedade intelectual e autorais dos produtos gerados por ocasião da execução do contrato, quando aplicáveis;

      10) da qualificação técnica ou formação dos profissionais envolvidos na execução do contrato; e

      11) das situações que possam caracterizar descumprimento das obrigações contratuais estabelecidas, para fins de definição dos percentuais das multas a serem aplicadas, observados os princípios da legalidade, razoabilidade e proporcionalidade;

      Definir Requisitos Técnicos

      Definir os requisitos técnicos específicos a serem atendidos pelos bens e/ou serviços a serem entregues

      Definir proposta de modelos

       Definira proposta de modelos (templates) a serem utilizados na contratação.

      Verificar Controles - Checklist
      Informações Adicionais